Provando a Existência de Deus

Eis a pergunta que inquieta muita gente: "Que prova temos da existência de Deus?" Vejamos:

A - O Argumento Cosmológico - A palavra cosmológico deriva de duas palavras gregas: cosmos=universo e logos=tratatado. Em outras palavras, quando se estuda o Universo, percebe-se que há uma razão lógica para sua existência. Nada existe por acaso. Tudo tem uma causa original. Por trás de um relógio existe o relojoeiro e por trás de um computador há alguém qye juntou as complicadas peças dessa máquina. Se você achar um quadro fascinante, isso o levará a um pintor que combinou as cores maravilhosas da pintura, e se você ler um poema, sabe instintivamente que as palavras não se juntaram sozinhas. Existe um poeta que teve a habilidade de fazer esse trabalho de arte.
O argumento cosmológico "se deduz da existência do mundo. Poderia o mundo não existir, mas existe; por conseguinte, tem uma causa. Em última análise, o argumento cosmológico repousa sobre o princípio da causalidade: nada existe sem causa".
Pense no seu corpo. É uma máquina admirável e maravilhosa. Desde o dia em que você nasceu, seu coração bateu sem parar por um segundo. Mês após mês. Ano após ano. Como pode? Pense no seu sistema disgestivo, todo o processo complicado da alimentação no qual participam harmoniosamente inúmeros órgãos. Como você pode imaginar que tudo isso existe por acaso? Sem dúvida, por trás de toda essa maravilha, existe a mão de um Deus criador. Por isso o salmista Davi diz o seguinte: "Tu criaste o íntimo do meu ser, e me teceste no ventre de minha mãe. Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de Ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os Teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu livro antes de qualquer deles existir."

B - O Argumento Teológico - A palavra teologia vem de duas raízes gregas: Theos=Deus e logos=estudo ou tratado. Portanto, a teologia trata de Deus, e o livro onde Deus Se revela, ou através do qual Se comunica com todo aquele que deseja conhecê-Lo, é a Biblia. Veja o que a Bíblia diz dentre as muitas declarações contundentes acerda da existência de Deus: "Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama as obras das Suas mãos." E mais: "Venham! Adoremos prostados e ajoelhemos diante do Senhor, o osso criador." Existem inúmeros versos bíblicos que declaram a existência de Deus. Esses dois são apenas para mostrar que existe tambem um argumento teológico e bíblico para demonstrar a existência divina.

C - O Argumento Moral - O ser humano é um ser moral porque tem consciência. Não importa se a consciência às vezes é formada ou deformada pela cultura da sociedade em que vive, mas existe no fundo do coração humano e senso do certo e do errado. De onde vem esse sentimento, de onde vêm as aspirações, sonhos e anseios de bem-estar que o homem tem? De onde vem essa espécie de "temor instintivo" que o ser humano possui com relação a uma divindade que pode não conhecer conscientemente, mas que aceita incoscientemente? A resposta é: de Deus.
Todas as pessoas se curvam diante de algo que reconhecem como superior. Alguns adoram o Deus bíblico, criador dos Céus e da Terra, outros adoram imagens, animais, obejtos da natureza, e existem ainda os que correm atrás de uma "energia superior" ou até atrás de suas próprias idéias e filosofias, mas todos, sem exceção, se reconhecem como criaturas dependentes de uma força maior e sujeitos a um padrão de certo ou errado a que devem seguir ou sujeitar-se. Paulo, referindo-se aos não-cristãos, assim declara: "Quando os gentios [não-cristãos], que não tem a lei, praticam naturamente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostam que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, os defendendo-os."
Essa consciência moral é mais uma evidência da existência de Deus.

D - O Argumento da Profecia Bíblica - Você pode me provar que está vivo, falando comigo. Se estivesse morto, não poderia fazê-lo. Você prova que a chuva existe, mostrando-me a chuva, não falando acerca dela. A Bíblia, por sua vez, prova a existência de Deus mostrando Sua atuação na História. Você pode às vezes pensar que Deus Se omite, mas a Bíblia O apresenta no controle da História. Nada do que ocorre em nossos dias acontece por acaso. A História é nada mais do que o desenvolvimento da profecia. É Deus que "destrona reis e os estabece". Para Ele não existe passado, nem presente, nem futuro. Seu olhar abrange tudo num presente contínuo e ininterrupto. Por isso, fala do que para nós está por vir com a mesma facilidade e segurança de quando fala de nosso passado.
O profeta Isaías confirma esse argumento da seguinte maneira: "Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas: que Eu sou Deus, e não há nenhum outro; Eu sou Deus, e não há nenhum como Eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá de pé, e farei tudo o que Me agrada."


Tudo sob controle
É interessante notar que os escritores bíblicos passam mais tempo descrevendo as atividade de Deus do que a essência de Seu ser. Eles sabem que finalmente a existência de Deus não depende de argumentos lógicos. A existência divina é um assunto de fé. Você tem que experimentá-Lo, tem que senti-Lo, e isso só pode acontecer se você O aceitar e permitir que ele guie seus passos.

Conversei certo dia com um homem que nunca acreditou em Deus, mas que perdera seu filho num brutal acidente de trânsito.
- Pastor, se Deus existe, por que não ressuscita meu filho? - disse-me ele em desespero.
- Se seu filho ressucitasse neste instante, você acreditaria na existência de Deus? - perguntei-lhe. Naquele momento o homem se desfez em lágrimas.
- Oh, pastor! Ajude-me! - suplicou.
No fundo do coração ele sempre soube que Deus existia, mas naquela hora sentia que precisava dEle, embora tivesse medo de render-se.
Deus está sempre presente. Está vivo e atuante, no controle da vida e da História. Não precisa de argumentos para existir. Nem sequer precisa que eu acredite ou não. Ele existe, acima das minhas dúvidas e incredulidade. É soberano e eterno, mas Se preocupa com você. Vê suas lágrimas, conhece suas lutas, observa suas mágoas e está com os braços abertos pronto para abraçá-lo. Se você permitir.



Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário